Notícias

Notícias Anteriores
Recife, 14/05/2018

A linguagem computacional na sala de aula


Apesar de o Ministério da Educação não exigir o ensino de programação nas escolas, muitas instituições já reconhecem a necessidade desse conhecimento. Ter aulas de robótica entre as disciplinas regulares é um exemplo disso. E incentivar esse aprendizado é algo global, pois países como Estados Unidos, Austrália e Suécia já valorizam o ensino da linguagem computacional, tornando o conteúdo obrigatório nas escolas.


Muitas pessoas não se dão conta disso, mas linguagem de programação está presente em praticamente tudo no nosso dia a dia. Além de já ser relevante para quase todas as profissões, ela funciona como um idioma universal, que não muda entre as diferentes nacionalidades e pode ser aprendida por qualquer pessoa.


Na sala de aula, a linguagem computacional aumenta a capacidade cognitiva dos alunos, desenvolvendo, inclusive, a capacidade de solucionar problemas logicamente. Programar nada mais é que conversar com a máquina e ensiná-la a fazer o que você quer. Quando o aluno desenvolve essa capacidade, ele adquire mais autonomia, raciocínio lógico e confiança.


Quais os benefícios do aprendizado de programação e robótica para crianças e adolescentes? Listamos sete pontos importantes.


1 – Estimula o raciocínio lógico – Ao aprender a linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada. Desse modo, o aluno desenvolve o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico.


2 – Ajuda na organização de modo geral – O aprendizado da programação estimula o aluno a organizar os pensamentos e as ações a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos nos projetos de criação de um game ou aplicativo, por exemplo. Isso acaba refletindo na capacidade de organização de um modo geral, como no planejamento de tarefas e atividades, estruturação de pensamentos e até mesmo na maneira de estudar.


3 – Propicia uma melhor escrita – O ensino de programação e robótica também influencia, auxilia e melhora o aprendizado de matérias de ciências humanas, além de melhorar a escrita. Uma vez que o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos, ele consegue estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito.


4 – Incentiva o aprendizado de matemática, física e língua inglesa –  As crianças e adolescentes se familiarizam com os números ou as novas palavras e aprendem raciocinar com mais precisão, entendendo a teoria e conseguindo aplicá-la na prática.


5 – Auxilia no desempenho pessoal – Aprender a programar auxilia a criança e o adolescente a descobrir suas potencialidades e estimular suas aptidões. Eles se tornam mais engajados e entusiasmados a seguir em busca de novos desafios.


6 – Estimula a criatividade – Através da criação dos games, os alunos aprendem a pensar de forma estruturada e não apenas a decorar fórmulas ou datas. Além de incentivar a criatividade, as aulas com linguagem computacional também estimulam as crianças e os adolescentes a trabalharem em equipe.


7 – Desenvolve habilidades para solucionar situações adversas – Outro benefício que podemos destacar no aprendizado de programação e robótica é a capacidade dos estudantes de solucionar problemas.


 


Fonte: http://www.bloguito.com.br/a-linguagem-computacional-na-sala-de-aula

DISTRIBUIDORA DE EDIÇÕES PEDAGÓGICAS LTDA.
CNPJ: 09.960.790/0001-21. IE: 0016094-67.
R. Joana Francisca de Azevedo, 142, Mustardinha, Recife - PE, 50760-310, Brasil

Site desenvolvido pela Tante

Sucesso nas redes sociais