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Recife, 07/05/2018

Letramento em matemática é novo desafio da BNCC


Segundo o documento do MEC, o saber matemático não pode se limitar ao conhecimento da terminologia, dos dados e dos procedimentos. Os alunos devem conseguir combinar esses elementos para atender necessidades do cotidiano. A mudança trazida pela Base Nacional Comum Curricular implica em um novo paradigma para professores e estudantes, defende Kátia Stocco Smole (professora, diretora do grupo Mathema e palestrante).


Embora a proposta da BNCC proponha vários elementos novos, Kátia acredita que o letramento é o principal deles, pois traz a necessidade de uma nova postura para professores e alunos dentro de sala de aula. “Normalmente a criança espera que em matemática não tenha leitura, por exemplo. Muitos também acreditam ser importante responder rapidamente. Existe esse senso comum de que, se você não sabe a resposta logo de cara, não é bom em matemática”, afirma.


Ao ter como pressuposto que a disciplina de matemática promova o letramento matemático, a Base muda essas ideias e contribui para que os estudantes desenvolvam a criticidade, explica Kátia. “Não basta não só aprender conceitos, mas também usar esse conhecimento em problemas da vida real, ser criativo, ter pensamento crítico”, diz.


As crianças e jovens vão continuar resolvendo problemas, mas além de encontrar a resposta certa, devem aprender a justificar, explicar porque fez de certa forma, mostrar o raciocínio para o outro. “Alunos devem aprender a falar sobre a matemática e perseverar frente aos desafios”, afirma a professora.


 


Fonte: http://www.revistaeducacao.com.br/letramento-em-matematica-e-novo-desafio-da-bncc/

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