Notícias

Notícias Anteriores
Recife, 19/01/2017

Reforma do ensino médio deve abrir discussões do Senado em 2017


Medida Provisória 746 tramita em regime de urgência

A reforma do ensino médio deve abrir as discussões do Senado neste ano. A Medida Provisória (MP) 746, que tramita em regime de urgência, tem prazo de um mês para ser deliberada pelos senadores após o retorno do recesso parlamentar, que deve ocorrer em 2 de fevereiro. Se a medida não for votada até 3 de março, perde a validade.
As principais alterações da MP incluem a ampliação progressiva da jornada escolar de quatro para sete horas obrigatórias diárias e mudanças no currículo, que passaria a ser mais flexível.


A medida estabelece que parte do ensino médio seja voltada para os conteúdos que serão definidos na Base Nacional Comum Curricular, atualmente em discussão no Ministério da Educação (MEC) e parte para cinco itinerários formativos que poderão ser escolhidos pelos estudantes.


Os cinco itinerários definidos pela MP são linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Apenas língua portuguesa e matemática seguiriam como disciplinas obrigatórias nos três anos do ensino médio.


Em 19 de dezembro, a Procuradoria-Geral da República enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal considerando a MP inconstitucional, por julgar que reformas estruturais não devem ser feitas por meio de medidas provisórias. O parecer resulta de uma ação de inconstitucionalidade impetrada pelo PSOL.

http://www.revistaeducacao.com.br/reforma-do-ensino-medio-deve-abrir-discussoes-do-senado-em-2017-2/

DISTRIBUIDORA DE EDIÇÕES PEDAGÓGICAS LTDA.
CNPJ: 09.960.790/0001-21. IE: 0016094-67.
R. Joana Francisca de Azevedo, 142, Mustardinha, Recife - PE, 50760-310, Brasil

Site desenvolvido pela Tante

Sucesso nas redes sociais